Castração

Naw Conheça o Dogs Fofuxos on
Vamos começar, esclarecendo para os "leigos", o que vem a ser a castração. Castrar significa tornar o animal, incapaz de se reproduzir, através da retirada dos órgãos sexuais: as fêmeas deixam de entrar no cio (não ovulam) e os machos ficam impossibilitados de produzir espermatozóides. Isto é realizado através de um procedimento cirúrgico. No caso dos machos, são retirados os testículos (castração) e nas fêmeas, os ovários (ovarioctomia) ou ovários e úteros (ovariohisterectomia). Em ambos os casos, os processos hormonais desaparecem mas, as características do animal (macho ou fêmea) permanecem.
O que nos leva a pensar em castrar nossos cães? Bom, intuitivamente, imagino que para os proprietários de cadelas, o principal motivo é a "não entrada" no cio, o que eliminaria uma série de incovenientes do tipo: a cadela não engravidar e também não ficar sujando a casa, em especial para aquelas que moram em apartamentos. No caso dos machos, o principal motivo é evitar que o cão marque o território (xixi em vários locais) e também para o caso de quando se tem fêmeas na mesma residência e o cruzamento entre eles não é desejável.
Mitos e verdade:
Mudança de comportamento: é comum associar que cães castrados ficam mais "lentos"e preguiçosos. Isto não passa de uma crença popular. Vários trabalhos comparando o desempenho de cães castrados e não castrados em competições comprovam que não existem diferenças. Entretanto, a "vadiagem" (o cão ou gato sair para procurar fêmeas ou brigas com outros machos) diminuem cerca de 90%.
O animal engorda após a cirurgia: a castração aumenta o apetite do animal. Portanto, compete ao dono, controlar a alimentação para que o cão não se torne obeso.A castração mutila o animal: este um um dos principais mitos da castração e um dos principais motivos que levam as pessoas a não realizar a castração de seus animais. A cirurgia de castração é uma operação simples e rápida. Sendo necessário a anestesia geral no animal.
O macho perde interesse pela fêmea: naturalmente, o interesse do macho pela fêmea diminui após a cirurgia. A vantagem é que, caso exista alguma fêmea em casa e o cão castrado cruze com ela, a mesma não irá engravidar.A castração de fêmeas só pode ocorrer após a primeira cria: a castração em fêmeas, traz enormes benefícios na prevenção ao câncer de mama. Não há nenhuma necessidade de que a fêmea tenha uma cria antes da cirurgia.
Algumas verdades sobre a castração:
Os machos demarcam menos o território: se a castração for realizada em cães com menos de 1 ano de idade, ele não marcará território em sua fase adulta. Quando realizada em cães adultos, a demarcação reduz consideravelmente.
Reduz o câncer em fêmeas: se a castração for realizada em fêmeas com menos de 1 ano de idade, a chance do animal desenvolver o câncer na fase adulta é bem menor quando se comparado com àquelas que não foram castradas. A probabilidade é praticamente nula, quando a cirurgia é realizada antes do primeiro cio.
Quais os benefícios da castração para o meu animal?
Um dos principais é a prevenção ao câncer de mama em fêmeas: ele é o segundo mais frequente em cadelas e o terceiro em gatas. Adicionalmente, a castração reduz a ocorrência de tumores relacionados ao sistema reprodutor tanto nos machos quanto nas fêmas.
segundo uma revista americana de pesquisas na área de veterinária, o American Journal of Veterinarian Research, a longevidade de um animal castrado aumenta em machos caninos 24%, em machos felinos 36%, em fêmeas caninas 20% e em fêmeas felinas 40%.

Fonte: Vida de Cão, Bem estar Animal e Veludo.net

0 comentários:

Postar um comentário