Quando seu filhote chega em casa, é hora de providenciar os primeiros cuidados veterinários. Um deles é a vermifugação.
Leve seu cãozinho ao médico veterinário para que seja feito um exame de fezes e, assim, verificado se ele está parasitado por vermes e protozoários que fazem mal à saúde.
Mas por que não posso comprar logo um vermífugo na loja da esquina? Minha vizinha fez assim!
Os vermífugos de qualquer marca comercial, como o nome está dizendo, atuam contra vermes e não contra os protozoários que também fazem mal à saúde de seu cão. Estes também ainda podem ser transmitidos aos seres humanos. Por isso, a importância do exame parasitológico!
E não se esqueça que a vermifugação é um compromisso que você terá com seu cão enquanto ele conviver com você. Na fase adulta é importante que sejam feitas vermifugações pelo menos uma vez no ano ou a critério do seu médico veterinário.
Esse cuidado é necessário, pois seu cão pode se contaminar ao ir à rua, parques, jardins e praias. Para isto basta entrar em contato com fezes de animais contaminados ou com solo contaminado por outros parasitos.
Como saber se meu cahorro esta com Verminoses e Protozooses?
Existe alguma indicação de que seu cão esteja com verminoses e protozooses?
Pelagem fosca sem brilho e com falhas;
Diarréias com muco e/ou sangue;
Pequenas lesões no ventre;
Emagrecimento e inapetência;
Hábito de comer fezes e roer paredes;
Arrastar parte traseira do corpo no chão;
Secreções oculares;
Vômitos, em casos mais graves.
O controle dos parasitas intestinais é muito importante, pois além de preservar a saúde dos filhotes, preserva a saúde da sua família. Muitos desses parasitas causam doenças nos seres humanos, ou seja, são zoonoses.
Por tudo isso, após o resultado do exame, siga corretamente as indicações prescritas pelo médico veterinário. Assim, você garantirá a saúde do filhote e de sua família.
0 comentários:
Postar um comentário