Raças Brasileiras-Rastreador Brasileiro

Naw Conheça o Dogs Fofuxos on
Rastreador Brasileiro
Está aí uma raça que merece um belo filme. Já o nome diz para que foi criada: auxiliar na caça de animais, especialmente porcos do mato e onças, detectando-lhes a presença, acuando-as para serem abatidas mais facilmente e inclusive alertando o dono ou o caçador com latidos - daí ser conhecido também como "urrador". Sua gênese é bem documentada. Foi criado pelo gaúcho Oswaldo Aranha Filho (sim, seu pai foi o famoso político), a partir de cruzamentos de raças como Foxhound Americano, Black And Tan Coonhound, Petit Bleu de Gascogne, Black And Tan Hound Inglês, Bluetick Hound Americano e até nosso Veadeiro Pampeano.
O Rastreador Brasileiro foi concebido nos anos 1950 e a aceitação da FCI até chegou rápido, em 1967. Mas, infelizmente, em 1973 todos os exemplares do canil de Aranha Filho - único a desenvolver e comercializar a raça - faleceram devido a uma epidemia de piriplasmose trazida por carrapatos e intoxicação por ter um funcionário do canil aplicado inseticida em excesso. De modo que o reconhecimento da FCI foi revogado e a raça teve de ser declarada extinta.
Ou não? Aranha Filho havia doado cerca de 40 filhotes machos a caçadores e fazendeiros para teste de desempenho durante o aprimoramento do perfil. De modo que hoje temos vários descendentes de Rastreador Brasileiro não só no Sul, tchê, mas até na Bahia e nas Alagoas - embora conhecidos por outros nomes como Cachorro Onceiro, Pantaneiro, Americano e até Urrador Brasileiro.
Muitos cinófilos têm esperanças de que o Rastreador Brasileiro volte a ser criado e reconhecido. Eu disse que a raça daria um belo filme? Acho que pelo menos dois... Mas já temos um bom começo, com página na Internet do Grupo de Apoio ao Resgate do Rastreador Brasileiro: http://rastreador.urrador.vilabol.uol.com.br.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/24112009/48/manchetes-racas-brasileiras-caes.html

Rastreador



Naw

4 comentários:

Anônimo disse...
11 de janeiro de 2010 às 14:23

Boa noite!
Muito interessante este cachorro será que existe alguem que tenham exemplares para vender.contato; glauton.moura@yahoo.com.br

Anônimo disse...
11 de fevereiro de 2013 às 08:07

O GARRB (Grupo de Apoio ao Resgate do Rastreador Brasileiro) é o Grupo responsavel pelo resgate e controle da raça no Brasil.
Para entrar em contato:
rastreador.urrador@bol.com.br
Site:
http://www.rastreadorbrasileiro.com.br

Anônimo disse...
31 de julho de 2013 às 15:29

Eu tenho uma cadela da raça esta com 4 meses e ja urra muito

Anônimo disse...
31 de julho de 2013 às 15:37

Como eu faço para minha cadela ter o reconhecimento tem um video dela quando ela tinha 2 meses no youtube vejam la a descrição do video é urrador brasileiro de 2 meses.

Postar um comentário